Em seu esforço para garantir alternativa eficiente para interagir com o Governo, aumentar os serviços e melhorar a prestação de serviços às pessoas e organizações, o Governo de Timor-Leste está determinado a desenvolver o Governo Eletronico. As iniciativas de governo eletrônico, tais como a implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em áreas estratégicas como a educação (matrículas dos alunos e conclusão), saúde (serviços básicos de saúde), e acesso a serviços como a obtenção de cartões de identidade nacionais, renovando carteiras de motorista, solicitando registros de empresas, pedido de subvenções, formulários e informações sobre vistos e impostos fazem parte de programas prioritários nacionais indicados no Plano Estratégico de Desenvolvimento de Timor-Leste (PED 2011-2020) eo Sexto Programa de Governo Constitucional (2015-2017).
A implementação de projetos de governo eletrônico em Timor-Leste são realizadas através do apoio de diversas partes interessadas principais, tais como a instituição, os desenvolvedores, os decisores políticos e instituições doadoras. Uma das instituições dos doadores é a União Europeia. Como membro dos países da CPLP, Timor-Leste tambem participam na implementação do o Projeto de Apoio à Melhoria da Qualidade e Proximidade dos Serviços Públicos nos PALOP/Timor-Leste (PASP/PALOP-TL) fundado por o União Europeia.
A programa nacional de Timor-Leste chamada do alargamento da Emissão do Bilhete de Identidade a todos os Municípios actualmente a ser implementada através do apoio de PASP/PALOP-TL. Esta projeto tem objetivo geral a melhorar e profissionalizar os serviços de atendimento público dos registos e notariado e de emissão de Bilhete de Identidade. Particularmente, o PASP/PALOP-TL vai apoiar a implementação e alargamento a 6 Municípios em Timor-Leste: Aileu, Ainaro, Liquiçá, Manatuto, Manufahi e Viqueque.