Subscribe Newsletter

X
Imagem da bandeira de Cabo Verde
A+ A-
Casa do Cidadão abre balcão em Lisboa

A Casa do Cidadão já tem um balcão de atendimento em Lisboa, Portugal. Agora, os emigrantes cabo-verdianos residentes naquele país lusófono, assim como as suas empresas, têm acesso a um leque variado de serviços, com rapidez e qualidade, tal como já acontece com os seus conterrâneos em Cabo Verde.
 
O novo balcão, que nasce de um Acordo de Nível de Serviço – ANS estabelecido entre a Casa do Cidadão e a Cooperativa Moving Diáspora, fica na Avenida do Brasil, nº 78, na Reboleira, concelho da Amadora, aonde se pode chegar de metro, autocarro ou comboio. Se preferir, ligue antes de lá ir. O Service Center é 00 238 260 55 00.
 
Os seguintes serviços estão disponíveis, ao custo de 6 euros cada: Emissão de certidões on line de nascimento e/ou perfilhação, de casamento, de óbito e de registo criminal e ainda Produtos DCI (Denominação Comum Internacional) como pedido NIF 1ª via, que é gratuito, e declaração de NIF 2ª via. A chave de ativação é gratuita.
 
A “Casa do Cidadão” é uma entidade de atendimento onde o cidadão ou empresa encontra os principais serviços de que habitualmente necessita. Estes serviços são prestados pelos canais presencial, voz e web por uma entidade que conhece com prontidão as necessidades do cidadão e, tem uma perceção unificada da administração pública
 
A missão da Casa do Cidadão é facilitar o relacionamento entre o Estado, no cumprimento das suas Obrigações e o Cidadão, no usufruto dos seus Direitos, de forma simplificada, segura e conveniente proporcionando uma racionalização e uma gestão integrada e articulada de sistemas de informação.
 
O cidadão está no centro do modelo de serviço prestado pela Casa do Cidadão, inaugurado em 2008. Assim, a elaboração dos serviços que presta está assente nos eventos da vida do cidadão: o nascimento, a Identificação, o registo do automóvel e a sua circulação, da habitação e de imóveis, entre outros.
 
Em 2017, a Casa do Cidadão, em parceria com a Direção da Administração Pública e o Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, procedeu ao lançamento público de dois aplicativos móveis: Guia de Serviços Públicos e Participa Cidadão, um canal online de Reclamação, sugestão e denúncia. 

PALOP-TL / UE Cooperation
Cofinanciers
Project Management
Technical Supervision
Follow us